A Comissão Organizadora da 22ª edição do Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI 2026) convida pesquisadores a submeterem artigos para a Trilha de Novas Ideias e Resultados Emergentes (NIRE 2026), que será realizada em conjunto com o simpósio, abrangendo uma ou mais áreas de interesse da comunidade de Sistemas de Informação. O SBSI 2026 ocorrerá, presencialmente, na cidade de Vitória, Espírito Santo.
A trilha de Novas Ideias e Resultados Emergentes tem como objetivo promover um fórum alternativo à trilha principal, promovendo o debate de reflexões e provocações, bem como de desenhos de pesquisa. Esta trilha segue uma dinâmica distinta da adotada na trilha principal, atendendo aos formatos mais adequados à exploração das novas ideias e resultados emergentes, e propiciando um ambiente menos formal que permita intensificar as discussões e possibilidades de cooperação, com foco na disseminação de novas temáticas ou pesquisas, bem como na formação de novos pesquisadores.
Link de submissão no JEMS1: https://submissoes.sbc.org.br/home.cgi?c=4700
Essa trilha é subdividida em duas categorias:
Esta categoria visa estimular discussões que levem a reflexões e que provoquem a comunidade a repensar alguma temática ou a própria área de Sistemas de Informação. Encorajamos a submissão de artigos que desafiem ideias convencionais, inspirem novas perspectivas e estimulem o diálogo durante o evento. A categoria Reflexões e Provocações busca explorar questões de relevância crítica, promovendo uma análise aprofundada e incitando o pensamento criativo para fomentar pesquisas e práticas em Sistemas de Informação. Vamos utilizar este espaço para discutirmos as visões ontológicas, epistemológicas, metodológicas e temáticas da área de Sistemas de Informação, questionando teorias, valores, objetivos e tópicos atualmente explorados e propondo novas ideias e abordagens.
As reflexões devem incluir uma problematização embasada em evidências e/ou sinais que sustentem as argumentações apresentadas. Por outro lado, as provocações devem contrapor o estado atual com as disrupções propostas.
Esta categoria tem por objetivo apoiar a formação de novos pesquisadores em Sistemas de Informação. Encorajamos a submissão de desenhos de pesquisa de alunos de Mestrado e Doutorado para promover a discussão e amadurecimento da pesquisa, antecedendo à finalização do estudo que está em desenvolvimento. A intenção é propiciar um aprofundamento do plano de pesquisa, incorporando estratégias, métodos de execução e demais considerações pertinentes de forma que todos possam contribuir de forma mais efetiva na pesquisa que está sendo desenvolvida e as potenciais contribuições para a área de Sistemas de Informação.
Os artigos submetidos, tanto em português como inglês, devem estar no formato PDF e devem seguir o formato de artigos da SBC.
As pessoas autoras de trabalhos de Reflexões e Provocações devem enviar um artigo com no mínimo 8 (oito) e no máximo 10 (dez) páginas, sem contar as referências. As seções podem ser definidas de acordo com as pessoas autoras do trabalho. A versão de submissão do artigo Reflexões e Provocações não deverá conter nenhum tipo de identificação das pessoas autoras em todo o texto. Toda e qualquer referência que identifique a proveniência do artigo deve ser removida da versão de submissão, como nome de projetos, de instituições, de ferramentas e citações de artigos que identifiquem as pessoas autoras. Artigos que possuírem qualquer identificação na submissão serão rejeitados sem revisão (desk-reject).
As pessoas pesquisadoras em formação, autoras de trabalhos de Desenho de Pesquisa, devem enviar artigo curto com no mínimo 4 (quatro) e no máximo 5 (cinco) páginas, sem contar as referências, juntamente com a ficha de pesquisa. As seções podem ser definidas de acordo com as pessoas autoras do trabalho.
A versão final, em formato PDF, deve ser submetida no sistema JEMS, considerando de modo obrigatório e cuidadosamente as recomendações dos revisores. Juntamente com a versão final, as pessoas autoras devem enviar o termo de autorização de publicação do artigo, devidamente preenchido e assinado, via plataforma JEMS.
A publicação do trabalho está condicionada à apresentação presencial do trabalho aceito, à inscrição de, pelo menos, uma das pessoas autoras no evento (em sua categoria), com a inclusão da taxa de publicação (uma taxa por trabalho aceito). Pessoas autoras sócias da SBC devem estar em dia com a anuidade para terem direito aos valores reduzidos.
As pessoas autoras de propostas de Reflexões e Provocações devem incluir na versão final do artigo suas minibiografias (max. 10 linhas para cada pessoa autora), como página adicional ao artigo.
No caso da categoria Desenho de Pesquisa, obrigatoriamente, a pessoa autora aluna de mestrado ou doutorado deverá participar presencialmente do evento para apresentação e discussão de seu trabalho.
A publicação do artigo aceito nas categorias Novas Ideias e Resultados Emergentes no volume de Anais Estendidos do SBSI na SBC OpenLib está condicionada à apresentação presencial do trabalho durante o evento.
O SBSI segue o Código de Conduta para Autores da SBC, que trata do comportamento ético, honesto e responsável de pessoas autoras e foi atualizado recentemente. Na parte II, Art. 2º, temos que “o uso de Inteligência Artificial (IA) Generativa: a utilização de ferramentas e tecnologias de IA Generativa para geração de conteúdos, na escrita e/ou revisão do conteúdo de artigos, deve ser declarada explicitamente no trabalho. A declaração pode ocorrer na Seção de Agradecimentos, na metodologia ou em uma seção definida especificamente para este fim, de acordo com o template adotado, e deve listar as ferramentas e descrever onde foram empregadas, por exemplo, textos, tabelas, gráficos, citações, etc. Essas ferramentas não podem ser listadas como autores de um artigo. O uso de tais ferramentas não exime os autores da responsabilidade sobre todo o seu conteúdo, inclusive no caso de ser identificado plágio”.
UFBA
rita.suzana@ufba.br
UNIRIO
sean@uniriotec.br