Logo da SBSI 2026

Chamadas

Chamada para a Trilha de Minicursos (TM-SI 2026)

A Comissão Organizadora da 22ª edição do SBSI convida pesquisadores da área de Sistemas de Informação a submeterem propostas de minicursos, introdutórios ou avançados, a serem ministrados nesta edição do evento.

Minicursos são eventos de curta duração com a finalidade de apresentar uma visão geral de um tópico de pesquisa ou tecnologia que seja de interesse da comunidade de Sistemas de Informação, de forma que o ouvinte tenha a oportunidade de aprender sobre um novo assunto vinculado à sua área de atuação e também de extrair elementos para serem aplicados em sua pesquisa e/ou prática. Os minicursos poderão ser introdutórios ou avançados, e deverão estar relacionados aos tópicos de interesse do simpósio.

Escopo e público-alvo

Os minicursos a serem apresentados no SBSI 2026 têm como público-alvo estudantes do ensino médio, estudantes de graduação, estudantes de pós-graduação, profissionais da indústria e docentes na área de Sistemas de Informação. Os minicursos podem cobrir tanto conceitos e aspectos fundamentais quanto tecnologias emergentes em Sistemas de Informação.

Submissão de propostas

As submissões dos minicursos ocorrerão em duas fases:

  • Primeira fase: Na primeira fase, uma proposta do minicurso deve ser apresentada para avaliação dos revisores. Até 3 membros do comitê de revisão analisarão as propostas, considerando aderência à chamada de minicurso e ao formato solicitado, qualidade técnica da proposta, da escrita, da sua estrutura, das figuras, tabelas e resumo.
  • Segunda fase: Na segunda fase, o conteúdo do minicurso selecionado deverá ser submetido (em formato de texto) aos coordenadores da TM-SI. Na segunda etapa, o texto completo (capítulo) será revisado a fim de torná-lo adequado para publicação.

Informações Importantes

Na Reunião da Comissão Especial de Sistemas de Informação (CESI) com a comunidade durante o SBSI 2019 em Aracaju, conforme consta em ata aprovada, foram promulgadas mudanças relativas aos minicursos, quais sejam:

  • Os minicursos serão mantidos no evento e com submissão de propostas pela comunidade;
  • Um capítulo de livro deverá ser produzido e será avaliado como resultado do aceite de uma proposta de minicurso;
  • Os minicursos serão gratuitos para os participantes do SBSI, de modo que não haverá cobrança extra;
  • A organização do SBSI não se responsabilizará pelo apoio financeiro para viabilizar a ida do(a) ministrante, de modo que, assim como autores de artigos completos aceitos, os autores de minicursos deverão arcar com as despesas da viagem para apresentação;
  • Autores de minicursos deverão também se inscrever no evento, assim como pagar a taxa de publicação, uma vez que a publicação gera DOI e, consequentemente, custos para a organização;
  • A comunidade decidiu por limitar a quantidade a DOIS minicursos por edição do SBSI.

Formato

Na primeira fase, a proposta do minicurso deverá ser escrita em Português ou Inglês e ter, no máximo, 4 páginas (formato de artigos da SBC), incluindo as seguintes informações:

  • Título, autor(es) e filiação do(s) autor(es);
  • Resumo com, no máximo, 200 palavras;
  • Descrição incluindo objetivos e requisitos técnicos (equipamento e "software"), indicando o escopo (introdutório ou avançado);
  • Metodologia/abordagem didática a ser empregada;
  • Tempo para a realização do minicurso (que deverá ter duração máxima de quatro horas);
  • Relevância do minicurso para o SBSI 2026;
  • Esboço contendo os tópicos principais e o conteúdo programático;
  • Referências principais;
  • Idioma em que será ministrado (Português ou Inglês);
  • Biografia curta do(s) autor(es).

Cada minicurso selecionado deverá ter como versão final um texto que será publicado como capítulo de um livro on-line, conforme modelo para publicação de capítulos de livros da SBC, de 20 a 30 páginas. Capítulos em português também devem conter título e resumo em inglês. Os autores deverão autorizar a publicação do resumo do minicurso no website do evento.

Tópicos de Interesse

Também será dada preferência a minicursos com caráter mais prático, que em suas propostas sejam destacadas estratégias para torná-los mais dinâmicos e para fomentar a interação entre instrutores e público. O objetivo é evitar que os minicursos sejam baseados apenas em estratégias expositivas.

Datas Importantes

Link de submissão no JEMS1: https://submissoes.sbc.org.br/home.cgi?c=4698

Coordenação da TM-SI 2026

Comitê de Programa

Alessandro Cerqueira UniLaSalle-RJ / FAETERJ
Alex Borges UFJF
Andre Freire UFLA
Andre Martinotto UCS
Arlino Magalhães UFPI
Carlos Santos Pires UFCG
Carlos Eduardo de Barros Paes PUC-SP
Cristiano da Silveira Colombo IFES - Campus Cachoeiro de Itapemirim
Daniel Notari UCS
Emanuel Coutinho UFC
Fatima Nunes EACH-USP
Fernanda Maria Santos Universidade Federal de Uberlândia
Flavia Maria Santoro UERJ
Flávio Soares Corrêa da Silva USP
Francisco Henrique Ferreira UFJF
Glauco Carneiro UFS
Heitor Costa UFLA
Jorge Barbosa Unisinos
José Maria David UFJF
Juliano Lopes de Oliveira UFG
Leila Bergamasco FEI
Maria Istela Cagnin UFMS
Paulo Malcher UFRA
Paulo Sérgio Santos UNIRIO
Ricardo Choren IME
Silas Lima Filho UFRJ
Victor Stroele UFJF