A trilha de Indústria e Inovação em SI (TII-SI 2026) é um evento do Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI) que possibilita contato, discussão e alinhamento de visões em torno dos desafios e resultados inovadores obtidos pela Comunidade Científica, pelo Governo, pela Indústria e pela Sociedade. A trilha tem foco em inovação tecnológica, organizacional, de produtos, de serviços e também de modelos de negócio. A partir de pitches sobre soluções inovadoras, será possível promover a cooperação da indústria com a comunidade científica, governo e sociedade, com o compartilhamento de conhecimento e experiências entre profissionais dos quatro setores. Com isso, a trilha terá como participantes:
Participantes com interesse em realizar pitches devem submeter propostas sobre experiências práticas em torno de:
As propostas (em .PDF) podem ser escritas em inglês ou português, seguindo o formato de artigos da SBC. Artigos submetidos passarão por um processo de revisão simples (com inclusão dos autores). Caso os autores se sintam desconfortáveis, é possível adotar o processo duplamente anônimo (double blind), na qual as identidades de autoria são ocultadas de quem revisa o artigo e vice-versa. Os artigos devem ter entre 2 e 4 páginas (sem considerar referências), refletindo a estrutura abaixo:
Link de submissão no JEMS1: https://jems.sbc.org.br/home.cgi?c=4699
Participantes com interesse em realizar pitches devem submeter propostas sobre experiências práticas em torno de. Sugere-se que, se pertinente, as propostas submetidas estejam relacionadas aos Grandes Desafios de Pesquisa em Sistemas de Informação no Brasil 2016-2026. As propostas selecionadas serão apresentadas por uma das pessoas autoras em uma sessão de pitches. Estas propostas serão publicadas como parte do volume Anais Estendidos do SBSI 2026 a serem disponibilizados na biblioteca digital SBC-OpenLib (SOL). As propostas devem abordar:
Durante o SBSI, um júri formado por representantes da indústria e da academia escolherá os três (3) melhores pitches. Os critérios para seleção das propostas vencedoras incluirão (i) clareza da descrição; (ii) grau ou potencial de inovação e (iii) potencial de interesse de empresas, startups e pessoas empreendedoras participantes.
Para obter mais informações ou sanar dúvidas, entre em contato com a coordenação da trilha pelos e-mails abaixo.
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
nadiap (at) utfpr (dot) edu (dot) br
Universidade Federal da Bahia
dclaro (at) ufba (dot) br